The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch) foi praticamente o carro-chefe do anúncio do Switch e está sendo um dos dos jogos mais bem avaliados da história. Sem falar que, de acordo com o New York Times, o Switch vendeu mais consoles nas Américas em seus primeiros dois dias do que quaisquer outros consoles da Nintendo durante o mesmo período (o Wii fica em segundo lugar.)
O Presidente e diretor da Nintendo of America, Reggie Firls-Aime, também disse que o Legend of Zelda: Breath of the Wild já vendeu mais unidades que qualquer outro jogo (vendido independente de bundles) da Nintendo.
Aviso: É certo que algumas dessas dicas podem revelar coisas que você quer descobrir sozinho(a), mas evitamos spoilers sobre o jogo.
Agora, às dicas
Vasculhe tudo
Quem jogou Skyrim pode estar acostumado com esse tipo de coisa, mas qualquer coisa suspeita no mapa pode estar escondendo tesouros.
Fale com todos os NPCs
Além de quests (e do humor de alguns diálogos – experimente jogar sem vestir nada), eles oferecem dicas sobre o mapa e tesouros. Quests são indicadas por um círculo vermelho com um ponto de exclmação, no mapa.
Use a Rune of Stasis para encontrar objetos
Usar a runa em ambientes abertos revela os objetos com os quais Link pode interagir – ou seja, isso pode incluir armas, plantas, cogumelos, etc. Se a habilidade de stasis receber um upgrade, você também poderá encontrar inimigos. A runa serve para congelar objetos, mas acaba tendo esse outro uso bacana 😉
Combate
- Use o ZL para focar em um inimigo por vez, caso necessário;
- Use stealth para não ser detectado e atacar os inimigos por trás. Um aviso aparecerá na tela na hora do golpe, que causa um dano muito maior do que o normal;
- Flechas na cabeça causam mais dano nos inimigos;
- Pressionar A bloqueia os ataques dos inimigos;
- Pressione e segure Y para carregar um golpe mais forte;
- ZL para focar no inimigo + mover-se para a esquerda ou direita + X faz seu personagem esquivar para o lado (side hop)
- Pressionando Y após essa esquiva, você realiza um golpe que atinge vários inimigos ao mesmo tempo (flurry rush)
Este vídeo mostra estas técnicas em ação:
Você pode se arriscar no castelo de Hyrule bem cedo, para pegar ótimos equipamentos
Essa opção pode te dar alguns spoilers do jogo, claro. Um dos caminhos possíveis é pular no castelo por trás dele, pelo norte de Hyrule, e usar o paraglider. Há guardiões ali que podem te matar com um golpe, então evite andares mais altos e procure locais onde você não seja visto, ou possa se proteger dos lasers deles.
Uso de stamina
Sua stamina é consumida enquanto você escala objetos, e você cai quando ela acaba. Ela também acaba mais rápido se você saltar enquanto escala, porém, caso o salto seja feito no momento em que a stamina vai acabar, Link pula uma distância 2 vezes maior do que o normal.
- Nâo é possível escalar na chuva. Você pode fazer uma fogueira e passar o tempo para mais tarde para ver se a chuva sumiu. Em alguns lugares, porém, SEMPRE há chuva.
Use bombas para minerar ou pegar madeira
Ao invés de atacar depósitos de minerais ou árvores com suas armas e perder a durabilidade delas, jogue bombas neles. O único problema é que os minérios/madeira podem voar muito longe ou cair de um penhasco.
Como fazer uma fogueira
Coloque no chão flint (é só minerá-los) + madeira e acerte-os com alguma arma de metal.
Use fogo para voar, voar, subir, subir
Colocar fogo na grama, pular sobre ele e usar seu paraglider te impulsionará ao ar.
Como cozinhar
Chegue perto de um caldeirão e coloque fogo sob ele, caso necessário. Pressione + para escolher até 5 ingredientes, aproxime-se do caldeirão e confirme pressionando A. Algumas receitas:
- 1 maçã: Baked Apple
- 2 maçãs: Simmered fruit (recupera a mesma vida que 2 maçãs separadas, mas ocupa 1 slot de inventário)
- 1 Hyrule herb: Fried Wild Greens
- 5 maçãs: Fruit salad
Combinar certos tipos de ingredientes (como carnes + ervas) pode recuperar tanto sua vida quanto sua stamina, por exemplo.
Para cozinhar elixires, você precisa combinar dois tipos de itens: pedaços de monstros e pequenos animais, como sapos, vaga-lumes e lagartos (critters)
Veja os posters nas paredes lojas: Eles ensinam algumas receitas
Cozinhe e misture os alimentos sempre. Venda o que sobrar
Isso aumenta suas propriedades curativas. Maçãs são bem abundantes no jogo, e se você cozinhar 5 delas ao mesmo tempo, acaba com uma salada de frutas que recupera mais vida do que comer as maçãs individualmente. Receitas também são vendidas por mais rupees do que ingredientes.
Use partes de monstros
- Chuchu Jelly: Pode ser usada como granada
- Octorok sac: Pode ser grudado em um objeto, fazendo-o flutuar. Experimente usar barris explosivos + Octorok sacs nos inimigos 😉
[Spoiler mínimo – selecione o texto ao lado] O que é a Blood Moon
- Ela indica que os monstros que você já matou aparecerão de novo;
- Cozinhar durante a blood moon te dá uma chance de adicionar status especiais aos alimentos;
- Ingredientes e materiais encontrados na natureza também reaparecerão;
Retire todos os seus equipamentos de metal quando estiver na chuva. O motivo: Raios
Fontes
The Legend of Zelda: Breath of the Wild beginner’s guide
The Legend of Zelda: Breath of the Wild’ survival guide: Tips for getting by in Hyrule