Roguelikes e Tower Defenses são dois estilos de jogos que te forçam a lidar com as cinco fases do luto na hora do game over: A negação ao ver tudo o que você construiu desmoronando; a raiva de pensar em ter de começar tudo de novo; a negociação em pensar em uma nova estratégia prometendo não cometer o mesmo erro novamente; a depressão na tela de início ao clicar no New Game e pensar no jogo perfeito que tinha anteriormente e no caminho que terá que andar de novo; e a aceitação de ter que dar novamente os primeiros passos e notar que está se divertindo apesar de tudo.
Com Dungeon of the Endless não é diferente, já que ele possui elementos de jogos Roguelike, com suas fases sendo geradas randomicamente, e Tower Defense, com a criação de unidades para proteger um único ponto das ondas de inimigos, e o elemento em comum entre os dois é que, uma vez game over, é game over mesmo, a única coisa que resta é passar pelas cinco fases do luto e começar tudo de novo.
Dungeon of the Endless conta com outros elementos como o permadeath dos personagens, um grande arsenal de itens para seus heróis, o sistema de upgrade dos heróis e das torres de defesa, tudo misturado em gráficos em pixel art extremamente charmosos.
O jogo começa quando a nave de colônia penal Success está sendo atacada, 2 tripulantes entram em um escape pod e caem próximos a uma dungeon cheia de alienígenas em um planeta que já foi habitado, e a única chance de escapatória para a superfície é levar o cristal gerador de energia do escape pod para alimentar o elevador.
Como disse anteriormente, inicialmente são 2 heróis (dentre 4 iniciais) a escolher para entrar na Dungeon. Mas é possível encontrar os outros 2 e formar uma party com 4 heróis, e destravar mais 12 durante a dungeon. Cada herói possui seu set de skills, equipamentos e background. Um elemento muito interessante é que certos heróis podem construir um relacionamento através de diálogos no elevador entre os andares. Esses relacionamentos não só adicionam ainda mais para o universo do jogo como podem melhorar os stats dos personagens no final de cada linha de diálogo.
A parte do Tower Defense do jogo se revela na proteção do cristal dos alienígenas. Pra facilitar o trabalho dos heróis e não ter que ficar correndo com eles pra cima e pra baixo para defender o cristal, é possível criar unidades de defesa e upgrade nas salas. Torres laser, geradores de vida para os personagens, torre para melhoria de stats e outras, ajudam a acabar com a onda de inimigos que querem te dar um game over ao destruir o cristal.
Dentro da dungeon, a mecânica principal é em turnos. Cada porta aberta para uma nova sala gera um turno, e a cada turno o inferno começa, com ondas e mais ondas de inimigos querendo acabar com a graça do jogo que você fez até então. Abrir as portas para achar a saída do andar é uma tarefa que pode parecer simples, mas para pegar o cristal e levar à saída é quando o bicho pega. Com ondas infinitas de inimigos essa tarefa acaba não sendo tão fácil, e perder um herói no processo acaba sendo habitual.
Com um fator de replay altíssimo (ao menos até cansar de apanhar tanto), Dungeon of the Endless é um jogo que premia aquele que se adapta melhor a mudanças e a novas estratégias dos andares a cada jogada.