Ouça o nosso podcast sobre Wolfenstein, onde contamos a história de seu desenvolvimento, comentamos o lore e as mecânicas da franquia!
Todos os posts sobre Wolfenstein
As mecânicas de Wolfenstein 3D
Ray Casing
Criado quase inteiramente pelo John Carmack, o Ray Casting renderiza imagens 3D com cálculos que levam em consideração apenas o que o espectador vê. Então coisas obstruídas por outros objetos ou fora da tela não precisam ser renderizadas. Um outro exemplo é dar um tiro num jogo: A bala não é um objeto que sai da sua arma e interage com outro jogador, mas um algoritmo que traça uma linha a partir da sua arma.
Seguindo a lógica das balas, o Ray Casting renderiza só o que está dentro das 4 linhas em cada canto do seu POV. Daí o nome: Ray Casting, de lançar raios mesmo.
Texture Mapping ou Mapeamento UV
U e V são os eixos da imagem 2D.
Processo popular onde se projeta uma imagem 2D no 3D. Como um mapa-múndi planificado sendo comparado com o globo terrestre. Outro exemplo são skins de personagens do The Sims, Half-Life, Doom ou outro jogo mais antigo, que lembro de editar no paint para customizar meus personagens.
Os Sprites
Sprite é uma representação em bitmap* que pode ser estática ou animada. O termo é comumente usado em jogos 2D, ou para se referir a ícones e botões em sites e softwares em geral.
Os sprites dos personagens vivos olham para 8 direções e possuem vários sprites, mas os chefões e os mortos só possuem 1 sprite. Então se você anda em volta dos corpos, parece que eles estão girando junto contigo.
*bitmap: Nos acostumamos com o termo ao falarmos de imagens ou do formato BMP, por exemplo. Em termos técnicos, o bitmap é uma matriz de pontos onde cada ponto recebe uma cor. Formatos como JPG e PNG são bitmaps, mas com algoritmos de compressão que eliminam informações da imagem para torná-la mais leve.
Shareware
Shareware é um formato de software limitado até que a licença completa seja adquirida. São as versões de testes que comumente vemos por aí.
O Wolfenstein 3D foi distribuído no formato shareware com os 3 primeiros episódios de graça, e quem quisesse os próximos tinha que pedir o jogo por correio.
Ouça o nosso podcast sobre Wolfenstein, onde contamos a história de seu desenvolvimento, comentamos o lore e as mecânicas da franquia!
Lembro quando joguei Wolfensten nos PCs da vida…foi em 95 quando fazia curso de Operador de Micro, bons tempos!!!! Foi o primeirão de todos do estilo que joguei em termos de jogos de tiro!!!! Tenho boas lembranças dos anos 90, saudades!!!! Muita coisa que eu não sabia e aqui estou aprendendo, valeu!!!!
Opa, que bom que gostou! É… Naquele tempo em que um Wolfenstein inteiro cabia num disquete :´D